Aplicação
Sistema de Identificação
O sistema de identificação eletrônica aprovado por vários órgãos de pesquisas mundiais em parceria com a Global Microchip Group e a Partners RFID Technology, é uma ferramenta prática e de alta tecnologia para identificação de forma eficiente e confiável, usada de forma obrigatória em equinos em vários Países, principalmente na Europa.
O Sistema
O Sistema tem por base a identificação eletrônica dos animais usando os dados armazenados em um “chip”, que é envolvido por dois produtos/resinas biocompatíveis e antimigratórios exclusiva da Partners, resguardando a saúde do animal e garantindo a identificação permanente.
Os chips são dispositivos eletrônicos que funcionam sem bateria, com uma bobina que, uma vez estimulada pela antena interna da leitora, geram a própria energia e emitem uma mensagem numérica que comporta todos os dados necessários à identificação internacional (normas ISO). Os dados são passados para um programa de computador (software ou internet), que registra e estabelece o histórico de vida desse animal, possibilitando, além do controle numérico, todos os registros genéticos, de manejo alimentar, reprodutivo e sanitário, disponibilizando os dados na rede mundial de computadores (Internet) ou software próprio.
Implantação
Em animais recém-nascidos ou adultos, o chip é instalado subcutâneo na lateral esquerda do pescoço próximo à cabeça, em conformidade ao padrão internacional, fazendo uso de aplicador apropriado. É importante observar que o chip deve conter camadas de produtos antimigratórios para garantir a saúde do animal. No Brasil, a Microchip Partners fornece o chip com estes produtos exclusivos e de caráter confidencial. Exclusividade nos Microchip Partners.
Veja o passo a passo abaixo. Se houver dúvidas, entre em contato.
Aplicação em Equinos
A seguir, descrevemos os passos básicos que devem ser seguidos para a correta implantação do identificador eletrônico (microchip). Este procedimento somente pode ser executado por veterinário qualificado que tenha recebido as informações necessárias para tal.
Antes de iniciar o procedimento de identificação dos equinos, devemos dispor de informações necessárias que ajudaram no processo de implantação do Microchip Partners.
Lembre-se que está manuseando material esterilizado. Não abra o envelope até o momento exato da implantação. Durante todo o procedimento, sugere-se utilizar luvas.
Passo a Passo
O procedimento de implantação é simples e se realiza em 5 passos conforme detalhado a seguir:
Passo 1
Verificar se o animal não possui um microchip já implantado. Para isto, deverá realizar a leitura da zona onde se implanta o microchip. Deve-se fazer uma leitura em uma zona larga no animal para ter certeza que o mesmo não tenha um microchip implantando, já que a zona de implantação pode variar em determinados países.
Passo 2
Antes de abrir o envelope com microchip, realizar a leitura do mesmo para comprovar que este funciona corretamente e verificar que a numeração que se vê no leitor, coincide com a da etiqueta.
Passo 3
Desinfetar amplamente a zona de implantação do microchip com algum desinfetante (álcool 70%, por exemplo). Não é necessário depilar (tricotomia) a zona onde se irá realizar a implantação, mas sempre que possível é altamente recomendado que o faça, a menos que seja feita uma excelente desinfecção no local.
Passo 4
A posição da seringa será perpendicular ao quadrado do pescoço. Introduza toda a cânula da agulha e depois aperte sobre o êmbolo até o final de seu cursor. Retire a seringa e pressione durante alguns segundos com um algodão molhado em desinfetante, na zona da aplicação.
Nota
Nota: se ao cravar a agulha, o animal realizar algum movimento brusco, o melhor a fazer é soltar a seringa e esperar alguns segundos para que o animal se tranquilize, para voltar a repetir o processo.
Passo 5
Comprovar que o microchip está bem implantado, realizando a leitura do mesmo.